CEPTRO.br

Ir para o conteúdo

Estudo sobre a Web dos sítios .gov.br

ico-censo-web.jpg

O CEPTRO realiza, em conjunto com outras áreas do NIC.br (CETIC e escritório W3C), estudos sobre a Web Brasileira, definida neste contexto como a Web formada pelos sítios .br. A equipe tem a responsabilidade de coordenação técnica do projeto, desenvolvendo e executanto as ferramentas para a obtenção e análise dos dados.

Um estudo da Web brasileira pode ajudar a responder a várias questões, complementando e servindo de subsídio para outras ações. Por exemplo:

Foi lançado o primeiro resultado do projeto, o texto: "Dimensões e características da Web brasileira: um estudo do *.gov.br*".

Um dos tópicos analisados foi a aderência aos padrões do W3C e de acessibilidade. Dos 6,3 milhões de páginas HTML coletadas, cerca de 91% apresentaram mais de uma incorreção de aderência ao padrão HTML, e apenas 5% estão completamente de acordo com o padrão. A avaliação da aderência aos padrões de acessibilidade WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), mostrou que 98% não apresentaram nenhuma aderência aos padrões de acessibilidade.

Entre os sítios analisados, nenhum está disponível via protocolo IPv6. O protocolo substituirá a versão predominante atualmente, o IPv4, que só conseguirá dar suporte ao atual ritmo de expansão da Internet por mais um ou dois anos.

Clique na imagem para ir à página de download.