CEPTRO.br

Ir para o conteúdo

IPv6.br - Projeto para a disseminação do IPv6 no Brasil

ipv6.br

Clique no link acima para acessar o sítio http://ipv6.br e obter mais informações sobre o protocolo, sua importância e necessidade. Ou continue lendo, para conhecer melhor o projeto.


Objetivos e resultados

O projeto IPv6.br tem por objetivo incentivar a adoção do IPv6 pelas redes brasileiras, em especial os Sistemas Autônomos Internet.

Ele iniciou-se em 2008, e já obteve alguns resultados parciais interessantes:

alocacoes-v6.png


Alocações IPv6 pelo Registro.br

As alocações IPv6 no Brasil começaram a ser feitas pelo Registro.br em dezembro de 2007. Antes, era possível obter os blocos diretamente do LACNIC, mas isso significava algumas complicações burocráticas extras, como um contrato em espanhol com uma entidade estrangeira.

Quando o Registro iniciou as alocações, houve um aumento imediato pela procura dos blocos.

As alocações podem ser acompanhadas pelo seguinte arquivo: ftp://ftp.registro.br/pub/stats/delegated-ipv6-nicbr-latest.


O sítio IPv6.br

No início de 2008 foi lançado o sítio IPv6.br. No início o intuíto era de que fosse apenas um repositório de documentação pré-existente em português. Com o tempo, houve necessidade da equipe do NIC.br complementar a informação disponível.

Hoje o sítio é considerado referência sobre o assunto IPv6 em português.

ipv61.jpg


E-learning

A inciativa seguinte foi o curso em formato e-learning, inspirado num curso similar, em inglês, do projeto europeu 6diss. Nosso curso foi elaborado pelo NIC.br, com auxílio de profissionais especializados em e-learning. É uma ótima introdução ao assunto, com cerca de 4h de duração.

ipv62.jpg


Curso presencial

Segundo estudos, um dos custos mais elevados para a trânsição é relacionado a pessoal (mão-de-obra), e uma das principais dificuldades é a falta de conheciemento.

O NIC.br resolveu colaborar nesse ponto criando um curso básico de IPv6 presencial, hands on, para atingir principalmente os ASes provedores de Internet de tamanho pequeno e médio. O curso tem duração de 36h, é gratuíto, e tem uma boa carga de laboratórios.

A iniciativa tem sido um sucesso, com mais de 15 turmas realizadas, cada uma com 24 a 32 profissionais.

curso-basico.jpg


Trânsito IPv6

A iniciativa mais recente no escopo deste projeto é fornecer trânsito IPv6 para os participantes do PTTMetro em São Paulo.

O objetivo é diminuir o tempo entre a solicitação do bloco e sua efetiva utilização na Internet.

Com poucos meses de implantação, esta ação já aponta para resultados interessantes. O NIC.br já figura como um dos principais provedores de trânsito IPv6 da América Latina, em número de clientes.

transito-bgp.png

ipv6 transit


Contato

Em caso de dúvidas, entre em contato via email: ipv6@nic.br.