CEPTRO.br

Ir para o conteúdo

Contact Center para Asterisk

sicast.png

OpenSICAST é um sistema desenvolvido utilizando ferramentas baseadas em software livre que visa servir como um completo sistema de gerenciamento de Contact Center, baseado em Asterisk (asterisk.org). Este sistema funciona independente do protocolo utilizado para o tráfego de voz sobre IP (VoIP), podendo operar com SIP, H.323, SCCP ou qualquer outro protocolo suportado pelo Asterisk.

Implementado utilizando bibliotecas suportadas pela comunidade de software livre, este projeto quebra alguns paradigmas quanto às aplicações com esta finalidade. Os agentes podem utilizar uma interface 100 % WEB para fazer alterações em seu estado de presença. A interface utilizada para este caso, além de ser muito leve, escrita em DHTML, pode ser utilizada em navegadores e computadores mais antigos, bastando apenas possuir uma conexão persistente com o servidor. Utilizando a tecnologia Pushlet, as informações são enviadas em tempo real ao atendente.

O gerente de atendimento, por sua vez, possui uma aplicação específica, funcionando diretamente em seu computador, oferecendo um completo gerenciamento sobre as chamadas que estão indo para as filas e sendo atendidas. As alterações realizadas pelo gerente entram em funcionamento imediatamente e são armazenadas em banco de dados, sem interferir no funcionamento das chamadas em andamento.

O sistema foi desenvolvido pelo CEPTRO para uso interno no NIC.br e está em produção atualmente. O código do projeto foi aberto à comunidade durante o FISL 9, em 2008, estando agora disponível livremente.


Recursos

Do ponto de vista operacional, este sistema é dividido em dois módulos distintos – o do gerente do Contact Center e o do atendente. Abaixo seguem algumas características do sistema:

Recursos para o atendente:

Recursos para o gerente do Contact Center

Recursos do Sistema


Downloads

OpenSICAST:

Dependências para o OpenSICAST:

Documentação:


Contato

Lista de usuários: https://mail.nic.br/mailman/listinfo/opensicast-users

Lista de desenvolvedores: https://mail.nic.br/mailman/listinfo/opensicast-dev